5293
ESTUDO DE CASO: A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO NA REDUÇÃO DA TAXA DE EVASÃO DE DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL;
PEDRO HENRIQUE FIRMINO LUCIO, SUELEN VIEIRA DA SILVA, LANNAY LEAL MOURA ROCHA, PAULO CESAR SAMPAIO DIAS, DEYVIS ALCYDES LOLA SOARES, BRENNO FERREIRA CAVALCANTE, MONAIRA CRISTIANE ALCIDES DA COSTA;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[112] 08.3. Acreditação de cursos
A evasão de discentes é um problema significativo enfrentado por muitos programas de graduação, especialmente os mais desafiadores, como a Engenharia Civil. Este estudo analisa o impacto da representação estudantil no Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios, na implementação de medidas mitigatórias que reduzam a evasão. Foi utilizada uma metodologia que combina abordagens quantitativas e qualitativas para coletar dados relevantes sobre a evasão estudantil, através de formulário do google forms com questionamentos pertinentes e que impactam diretamente o setor acadêmico do curso. Através dos dados coletados foi possível obter uma visão abrangente dos principais fatores que levam ao aumento do índice de evasão, destacando-se o rigor acadêmico, a falta de orientação e apoio, a preparação prévia inadequada, assim como os desafios emocionais e financeiros, além da complexidade do currículo e da falta de suporte adequado. Por fim, foram analisados os impactos gerados através da participação ativa do centro acadêmico no curso, destacando o suporte acadêmico, emocional, motivação e networkings. Portanto, através desta pesquisa, foi possível observar a influência e o destaque dos centros acadêmicos na luta contra a evasão, promovendo um ambiente de apoio e engajamento que facilita o desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional. Instituições de ensino devem reconhecer e apoiar o trabalho dos centros acadêmicos para melhorar a qualidade e reputação do ensino superior.
Evasão estudantil; Centro Acadêmico; Engenharia Civil