5285
PRÁTICAS E IMPACTOS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS NO ENSINO DE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA;
MARIANNA CRUZ CAMPOS PONTAROLO, GL?RIA MARIA BEZERRA DA FONSECA, LUIS HENRIQUE MELO MENDES, VICTORIA ADELAYDE LOUREIRO LOUREIRO, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHA MARIZ;
O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas e os impactos da aprendizagem baseada em jogos, no ensino da Logística e da Cadeia de Suprimentos na Engenharia de Produção. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura com buscas em anais de eventos nacionais e revistas nacionais e internacionais da área. A amostra final consistiu em 15 artigos. Foram analisadas as principais características dos jogos, tais como: formato, decisões da logística contempladas, participantes das aplicações, quantidade de facilitadores/tutores, número mínimo e máximo de jogadores, existência de avaliações pré-jogo e pós-jogo, avaliação dos objetivos de aprendizagem, materiais necessários, benefícios, fatores facilitadores e desafios das aplicações. Com as análises, observou-se que a área carece do desenvolvimento de novos jogos e da aplicação destes. Em especial, há oportunidade de jogos em áreas como logística humanitária, internacional e de defesa, além de simulações que abordem nível de serviço e atividades secundárias como embalagem. Ressaltou-se a contribuição dos jogos para o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de competências com a simulação de cenários realistas e dinâmicos, bem como ratificou desafios para a aplicação destes jogos que devem ser mitigados, destacando-se a gestão do tempo pelos docentes e a necessidade de atualizações periódicas.
Logística; Cadeia de Suprimentos; Aprendizagem baseada em jogos; Jogos educacionais; Revisão sistemática;