Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5281

Jun 7 2024 2:24PMEVOLUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFSCAR, FACE ÀS NOVAS DCNS;

FELIPE FELIX SILVEIRA DOS SANTOS, SHEYLA MARA BAPTISTA SERRA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[106] 07.2. Iniciativas de internacionalização

Como incentivo a modernização do ensino de engenharia no Brasil, em 2019 as Diretrizes Curriculares de Engenharia, foram atualizadas trazendo diversos avanços com relação à flexibilidade, metodologias de ensino, competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes e orientações para os Projetos Pedagógicos de Curso. Nessa perspectiva, este artigo visa analisar o projeto pedagógico do curso de engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos, e compreender as mudanças implementadas no curso e o impacto das novas Diretrizes Curriculares na construção do Projeto Pedagógico de Curso. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, juntamente com uma análise de conteúdo dos principais temas e características presentes no Projeto Pedagógico do Curso. Assim, os resultados mostram um significativo alinhamento das ações e objetivos do curso com as recomendações e orientações das diretrizes curriculares, tendo um forte caráter integrativo e interdisciplinar.

Projeto Pedagógico de Curso. Diretrizes Nacionais Curriculares. Ensino de engenharia.
Voltar