Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5272

O PAPEL TRANSFORMADOR DE UM NÚCLEO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL;

PAULO EVSON SOARES DA SILVA, RAFAEL ARAUJO GUILLOU, JOSE HUGO PEREIRA DO NASCIMENTO, DAN?BIA TEIXEIRA SILVA, MONAIRA CRISTIANE ALCIDES DA COSTA, CAMILA FERRO DE OLIVEIRA FARIAS, ADENILMA MARIA DE MENEZES, MARGARETE HELEN MAGALHAES OLIVEIRA, LORRANY DA SILVA GOMES, MARIANA FARIAS VITAL DOS SANTOS, FILIPE AUGUSTO BASTOS SILVA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

A engenharia desempenha um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico, com a necessidade crescente de profissionais altamente qualificados devido à globalização e avanços tecnológicos. No Brasil, a educação em engenharia enfrenta desafios, como a baixa qualidade do ensino básico e a falta de recursos nas universidades, resultando em altas taxas de desistência. Com isso, alguns núcleos de estudos são discutidos como ferramentas essenciais para promover a interdisciplinaridade, desenvolver habilidades e preparar os alunos para o mercado de trabalho. A interação com pares, o trabalho em equipe e a participação em grupos de referência temática são cruciais tanto para pesquisadores experientes quanto para iniciantes, pois proporcionam aprendizado prático e desenvolvimento de habilidades de pesquisa. Nesse contexto, o artigo destaca a abordagem integrada que une ensino, pesquisa e extensão que são observadas nos Núcleos de Estudo, proporcionando ao discente uma visão mais abrangente das áreas de estudo para o mercado de trabalho, que são possibilitadas por meio de visitas técnicas, estudos de pesquisa, extensão, palestras, entre outras ferramentas, tendo como exemplo o Núcleo de Estudos em Geotecnia (NEGEO) do Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios, que surgiu com o objetivo de promover a interdisciplinaridade, aprofundar conhecimentos e preparar os alunos para o mercado de trabalho na área da geotecnia.

Inovação, Experiência, Interdisciplinaridade
Voltar