5270
DESENVOLVIMENTO DE UM TACÔMETRO DE CUSTO ACESSÍVEL MICROCONTROLADO;
IGOR FORCELLI SILVA, ADELSON ATAIDE DOS SANTOS NETO, ARTHUR BERNARDO BARBOSA, CAIO CUNHA REGO DE OLIVEIRA, M?NICA VIT?RIA VICENTE DA SILVA, MAYSA ELLEN DA SILVA PAIVA, ANTONIO MARCOS VILA NOVA;
A lacuna existente entre o plano de ensino tradicional teórico e suas aplicações na prática, atrelada à necessidade de desenvolver competências indispensáveis para os discentes dos cursos de tecnologia em sua vida profissional, levantam discussões relacionadas às metodologias aplicadas hoje em sala de aula. Somando-se a isto, há também um impasse quanto à implementação de estruturas e equipamentos voltados ao desenvolvimento dessas práticas. Diante da problemática exposta, e com o objetivo de otimizar os múltiplos impasses no cotidiano do ensino tecnológico, buscou-se desenvolver neste protótipo um tacômetro de custo acessível, de forma a associar os conhecimentos teóricos paralelamente ao desenvolvimento do aparelho. Dessa forma, é possível desenvolver, simultaneamente, a experiência prática, as relações interpessoais e de gestão do projeto; além de gerar, como produto final, um aparelho para compor o próprio laboratório. Ao final do desenvolvimento, observou-se viabilidade da proposta como toda, uma vez que o tacômetro desenvolvido frente à modelos do mercado pode custar a metade do valor e chegar a até 13 vezes menos, entregando resultados com erros inferiores a 1%, além das vantagens associadas ao ensino e desenvolvimento aqui citados.
Ensino-aprendizagem. Ensino associado à prática. Ferramenta metodológica de ensino. Tacômetro de custo acessível.