5269
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A INCLUSÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO EM DISCIPLINAS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVASF/CAMPUS SALGUEIRO;
FELIPE GUILHERME DE OLIVEIRA MELO, SILVANA RODRIGUES QUINTILHANO TONDATO, ANGELO MARCIO OLIVEIRA SANT'ANNA;
Este artigo apresenta e discute a percepção dos estudantes das disciplinas de Gestão da Qualidade e Gestão de Serviços, ofertadas durante o semestre de 2022.2 no curso de Engenharia de Produção da UNIVASF/Campus Salgueiro, a partir da utilização de métodos ativos de ensino-aprendizagem e da realização de um evento de extensão universitária. Participaram da pesquisa 20 estudantes, que responderam o formulário de avaliação disponibilizado virtualmente. Os resultados indicam uma percepção geral positiva dos alunos em relação à dinamicidade das disciplinas e ao desenvolvimento de competências relevantes, como comunicação, trabalho em equipe e autoaprendizagem. A abordagem pedagógica baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem foi avaliada satisfatoriamente pelos estudantes. Em adição, foram identificadas algumas lacunas e desafios, como a demanda por habilidades socioemocionais e a necessidade de uma abordagem educacional mais abrangente, que integre o desenvolvimento pessoal e interpessoal dos estudantes. Os resultados elucidam a importância do papel do professor como facilitador do processo de aprendizagem, promovendo um ambiente de ensino estimulante e formativo. Essas conclusões têm implicações significativas para a prática docente e para o desenvolvimento curricular dos cursos de engenharia, fornecendo subsídios para aprimoramentos no processo de ensino e aprendizagem, embora seja necessário avaliar criticamente a relação entre o uso de metodologias ativas e a carga horária semestral dos cursos, a fim de evitar sobrecarga nos estudantes.
Aprendizagem ativa. Ensino de Engenharia. Evento de Extensão. Extensão Universitária.