Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5265

PEDAGOGIA DE PROJETOS PARA A FABRICAÇÃO DE PATINETE COMO RECURSO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR;

JOS? CARLOS ALBUQUERQUE DA SILVA, S?LVIA ALVES GARCEZ, MARIANA FERNANDES DOS SANTOS;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Neste artigo foi realizado o relato do projeto de intervenção pedagógica aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Irecê. Este visa explanar as etapas de uma intervenção pedagógica realizada para efetiva implementação de uma abordagem de ensino baseada em projetos no curso técnico integrado em eletromecânica, curso este que pertence ao eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais. A disciplina específica utilizada foi a de Soldagem, ministrada no segundo ano do curso. O trabalho é a aplicação prática de um projeto multidisciplinar, envolvendo as disciplinas de metrologia, soldagem e usinagem, para fabricação de uma patinete. Essa atividade foi realizada na última unidade do ano letivo, no Laboratório de Fabricação. Os métodos avaliativos da atividade foram: a qualidade das peças usinadas e soldadas e o produto funcional. O resultado principal foi o engajamento dos alunos em aplicar seus conhecimentos prévios de várias disciplinas em um único projeto, além da satisfação de se locomoverem em um veículo que construíram.

Projeto. Didática. Multidisciplinar. Patinete. Metodologia ativa.
Voltar