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Artigo


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GAROTAS EM STEM : AMPLIANDO OS CAMINHOS PARA INCLUSÃO;

MARINILDA LIMA, JORSIELE DAMASCENO CERQUEIRA, ANDREA DE MATOS MACHADO, FERNANDA FALC?O DE CARVALHO CAVALCANTE, TAILA JESUS DA SILVA OLIVEIRA;
Faltando

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)

Dados da ONU Mulheres Brasil (2018) apontam que 74% das meninas têm interesse em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). No entanto, somente 18% delas têm graduação em Ciências da Computação e representam somente 25% da força de trabalho da indústria digital. Assim, é fundamental impulsionar ações para que meninas possam ter contato com Ciência, Tecnologia e Inovação desde os ciclos mais básicos da educação bem como, implementar atividades e práticas didáticopedagógicas integradas, estimulantes e criativas visando aproximar, inspirar e oportunizar que meninas possam ser motivadas e incluídas nas áreas de STEM. A participação de mulheres nas áreas de STEM é essencial para evitar a reprodução de desigualdades na produção científica trata-se, de direito individual e de necessidade social. Assim, o objetivo do artigo é demonstrar a ampliação das ações desenvolvidas no projeto Garotas 4.0, projeto do Núcleo de Extensão Comunitária. Assim, o objetivo do artigo é demonstrar a ampliação das ações desenvolvidas no projeto Garotas 4.0. A proposta aqui apresentada é demonstrar a ampliação das ações bem como, a abrangência do projeto para além das atividades gamificadas desenvolvidas, correlacionando conteúdos formativos com conceitos e situações de aprendizagem nas áreas de STEM. A iniciativa busca ampliar e fortalecer a cooperação com as professoras das escola parceira , as quais o Garotas 4.0 já possui parceira consolidada. Destaca-se que a estruturação das oficinas fora elaborada juntamente com a participação das professoras e estão estruturadas em três eixos : a) Oficinas de Aprendizagem com contéudos formativos da área de STEM; b) Círculo de Leitura sobre Letramento Racial em Prol da Ciência e c) Oficina de inglês - Press Start. Assim, espera-se que a proposta de ampliar as estratégias, as abordagens e os contéudos formativos do projeto [Garotas 4.0 - conexão para mudar o mundo] possa promover e contribuir para que meninas possam ser incentivadas e trilhem carreiras na área de STEM na perspectiva de reduzir assimetrias da desigualdade de genêro. Contribua para a cidadania e o fortalecimento da participação social e inclusão de mulheres nas carreiras de STEM e na ciência.

Educação, Genêro, STEM, Inclusão, ODS
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