Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5255

CAD E CAE EM UM CURRICULO CONTEMPORÂNEO - ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE AERONAVE - FASE I;

EVANDRO CARDOZO DA SILVA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

Usar CAD e CAE como principais ferramentas na formação de engenheiros pode ser um grande diferencial para renovar um currículo de engenharia mecânica que pouco se modificou em 40 anos. Como podemos pensar em IA, computação quântica, big data, e todas grandes evoluções, sem entender que um currículo contemporâneo como proposta de paradigma de curriculo de engenharia mecânica deve ser estudado. Para isso, CAD e CAE em vez de isolados como hoje, devem ser adotados em todas as fases de formação. O CAD como base para curso de engenharia mecânica e adotando ferramentas CAE como uma forma mais prática de aprender engenharia, reduzindo a dependência na matemática com seu uso extensivo domínio da análise de engenharia. Com CAD podemos usar e adotar como modelo prático em todas as disciplinas, das básicas até as profissionalizantes. Com o domínio de modelagem CAD 3D o uso do CAE deve buscar a qualidade e eficiência para resolver problemas de engenharia. Um projeto de uma aeronave é um exemplo de estudo para complementar conteúdos padrões na formação dos engenheiros com formação comum de engenharia mecânica (Aeroespacial, Naval, Automotiva, Ferroviária e Mecatrônica) do Departamento de Engenharias da Mobilidade. O método PBL, intensivamente empregado em vários programas de engenharia, e VP (protótipo virtual) que facilita o desenvolvimento de projeto de engenharia, são exemplificados na primeira fase de um projeto de construção da estrutura tubular de uma aeronave biposto biplano monomotor Acro Sport II definido apenas para fins educacionais.

Engenharia Mecânica, CAD, CAE, PBL, VP
Voltar