5254
CONTRIBUIÇÃO DO PET PARA O APRENDIZADO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CORRENTE ALTERNADA USANDO O SCILAB;
RONAN MARCELO MARTINS, ANGELO GABRIEL VASCONCELOS DO NASCIMENTO;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[112] 08.3. Acreditação de cursos
O presente trabalho tem como objetivo fortalecer o ensino e facilitar a aprendizagem da unidade curricular de "Circuitos Elétricos em Corrente Alternada" por meio da codificação da sua ementa base utilizando a plataforma computacional Scilab, tendo como público-alvo os estudantes das engenharias, Elétrica, Computação e, Controle e Automação. A motivação para o desenvolvimento desse trabalho é consequência das observações das monitorias tutoriadas no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET)/MEC que indicam dificuldades de aprendizagem no mencionado tema. Segundos os apontamentos dos monitores, na maioria das vezes, esses obstáculos são, notoriamente, difíceis de serem superados, fazendo com que os estudantes tenham que buscar aula extra de forma a aprimorar o seu aprendizado que nem sempre encontram algo eficiente de forma fácil e gratuita. Nesse contexto e com o propósito de aumentar a eficiência no ensino e na aprendizagem, a metodologia empegada baseou-se no desenvolvimento de um programa computacional de código aberto no Scilab, de fácil acesso, gratuito, simples de manusear e vinculado a ementa da disciplina. Além disso, a plataforma computacional Scilab é dotada de várias funções matemáticas, extremamente, úteis no ensino de engenharia. O programa desenvolvido neste trabalho foi testado em cinco estudos de caso cujos resultados mostraram-se alinhados à teoria de circuitos elétricos e, portanto, a codificação implementada é confiável. Por fim, com este trabalho, acredita-se que o PET tenha atingido o seu objetivo, contribuindo para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem nas engenharias.
sinais instantâneos, impedância, fasores, correção do fator de potência, ementa