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REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CÁLCULO NOS CURSOS DE ENGENHARIA: TEORIA, PRÁTICA E O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS;

MARIA BEATRIZ FERREIRA LEITE, ALEX ITIRO SHIMABUKURO, THAIS BORGES DAMACENA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do processo de ensino e aprendizagem do componente curricular Cálculo nos cursos de Engenharia e a formação por competências. A partir de uma proposta que contempla aulas teóricas e práticas, enfatizamos essencialmente o desafio do processo avaliativo, buscando mostrar o caminho que vem sendo percorrido na busca de um equilíbrio entre as atividades propostas, os recursos e os critérios adotados. Refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem do Cálculo, considerando sua relevância e importância na formação do Engenheiro, exige um olhar para além da sua indiscutível importância em relação aos aspectos teórico e técnico. Ou seja, consideramos que o ensino de Cálculo também pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento de importantes habilidades e competências, como por exemplo, pensamento crítico e analítico, protagonismo, criatividade. Dessa forma, um contínuo trabalho de reflexão e avaliação sobre as atividades, instrumentos e recursos a serem adotados faz-se necessário, não apenas no sentido de identificar e destacar a importância e especificidades de cada uma das modalidades (teórica e prática), mas também de forma a motivar o aluno na realização das atividades propostas ao longo do percurso, de modo que seu desempenho final seja compatível com seu empenho individual.

Ensino de Cálculo, Formação por Competências, Processo Avaliativo, Recursos Computacionais.
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