5248
A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE AUTOMAÇÃO E SUPERVISÃO DE PROCESSOS: UMA EXPERIÊNCIA COM PBL, AVALIAÇÃO POR RUBRICA, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO;
LUIZ LENARTH GABRIEL VERMAAS;
Este artigo apresenta a experiência e os resultados de aplicação de aprendizagem baseada em projeto - PBL, avaliação por rubrica, avaliação por pares e autoavaliação na disciplina de Automação e Supervisão de Processos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI durante o período de dois anos. A aplicação de PBL nesta disciplina envolveu as etapas de definição do projeto, planejamento e estruturação, formação de grupos, pesquisa, desenvolvimento da solução, implementação, testes, documentação e apresentação. A aplicação combinada de PBL com avaliação por rubrica, avaliação por pares e autoavaliação, utilizando critérios claros, objetivos e transparentes mostrou-se um modelo de ensino eficiente e robusto que pode ser facilmente replicado em outras disciplinas de engenharia. Um diferencial deste modelo foi o desenvolvimento e a aplicação de uma avaliação por rubrica específica para competências pessoais, além da rubrica para competências técnicas. Os dados coletados com a aplicação deste modelo comparativamente com turmas que não participaram de metodologias ativas, mostraram resultados na melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, maior interesse e engajamento na realização da disciplina, melhorias significativas no desenvolvimento de competências técnicas e pessoais, tais como trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas, criatividade, iniciativa, liderança e pensamento crítico. Este trabalho reafirma a relevância das metodologias ativas de ensino na educação em engenharia e oferece um possível roteiro para educadores que desejam inovar em suas práticas pedagógicas, contribuindo para a formação de profissionais mais bem preparados e adaptáveis às exigências do século XXI.
metodologias ativas, avaliação, rubrica, pares, autoavaliação