Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5247

OFICINA DE PROGRAMAÇÃO EM PYTHON PARA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE DIGITAL: PRÁTICA DE EXTENSÃO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM ENGENHARIA ELÉTRICA UFES.;

TIARA RODRIGUES SMARSSARO DE FREITAS, THAIS PEDRUZZI DO NASCIMENTO, ARTHUR BANDEIRA SALVADOR, VIKTOR KAMEI MOTA, ARTHUR FIORIO DA CUNHA, ANT?NIO SANT'ANA DE OLIVEIRA;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[111] 08.2. ENADE

Este trabalho apresenta as atividades realizadas e o impacto decorrente da atividade de extensão Pro_gramming, cujo objetivo principal é socializar o conhecimento tecnológico e incentivar o ingresso de estudantes da rede pública no curso de engenharia. O artigo relata como a oficina integrou conceitos de programação com situações cotidianas e o papel da atividade na promoção do pensamento crítico e desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas, além de contribuição na aprendizagem ativa e formação cidadã dos estudantes extensionistas. Os resultados indicam um aumento no interesse e confiança na programação entre os participantes, juntamente com um incentivo à continuidade de seu estudo, que decorreu em um aumento considerável de aprovados para o curso de engenharia elétrica da Ufes no ano seguinte.

projeto de extensão, educação em programação, abordagem interdisciplinar, desigualdade digital, democratização do conhecimento tecnológico, ingresso na engenharia
Voltar