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Artigo


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Rede interinstitucional de iniciativas para ampliar a participação feminina em STEM;

ANDREA DE MATOS MACHADO, CARINA SANTOS SILVEIRA, MARIA CRISTINA ELYOTE MARQUES SANTOS, MARINILDA LIMA;
Faltando

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)

Este artigo apresenta parcerias transformadoras, a partir da criação de uma rede colaborativa de ações estratégicas e iniciativas em STEM entre instituições baianas de ensino superior. A rede visa fortalecer a participação feminina nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com foco especial nas jovens de comunidades periféricas em vulnerabilidade social. Em sintonia com a iniciativa EDUCASTEM2030 da UNESCO, busca reduzir a desigualdade de gênero em STEM no Brasil e almeja ser um vetor de mudança, promovendo a igualdade através da educação e da formação qualificada. Alavancando iniciativas interinstitucionais consolidadas como "Elas nas Exatas"; "Garotas 4.0" e "ICT & Elas". Por intermédio de uma metodologia mista, busca mapear barreiras e oportunidades para a inserção de mulheres nas áreas correlatas, unindo análise de dados das iniciativas institucionais envolvidas e stakeholders-chave. Este esforço visa compreender a dinâmica dos obstáculos interseccionais que as mulheres enfrentam, a partir de diálogos com a comunidade e instituições parceiras, visando propor estratégias efetivas que englobam oficinas, rodas de conversa, palestras e trocas de experiências para superá-los. Um dos pilares da proposta é a disseminação e compartilhamento das experiências e conhecimentos adquiridos nos projetos mencionados e oficinas realizadas, promovendo a inclusão feminina em STEM em um espectro ainda mais amplo e interinstitucional. Antecipa-se que os resultados desta integração contribuam significativamente para o desenvolvimento de políticas públicas e práticas pedagógicas inovadoras, promovendo a igualdade de gênero em STEM e incentivando a participação feminina desde a base educacional, do ensino fundamental ao ensino superior. O compromisso com a diversidade e a inclusão neste campo não apenas fortalece a agenda 2030 da ONU, com dedicação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 5 - Equidade de gênero e ODS 10 - Redução de Desigualdades) como também potencializa a inovação e a competência científica e tecnológica em nível nacional e global conforme diretivas do EDUCASTEM2030 da UNESCO.

EDUCASTEM2030, iniciativas interinstitucionais, formação qualificada em STEM, equidade de gênero, interseccionalidade.
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