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Integrando a Educação STEAM: Desenvolvimento de Jogos no Ensino Fundamental II com Foco em Aprendizagem Interdisciplinar e Tecnológica;
KATIA MONICA VERDIM EGGERT, DULCE MARCIA CRUZ;
Este estudo propõe uma metodologia para realizar oficinas de desenvolvimento de jogos no Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos), alinhada aos conceitos da Educação STEAM. Essa metodologia será aplicada na pesquisa de mestrado, em andamento. Ao término do processo, os estudantes realizarão a prototipação de um jogo que será desenvolvido com base no documento de Game Design adaptado à oficina e à sua faixa etária, utilizando o software Scratch. A abordagem enfatiza a interseção entre a Arte e a Tecnologia para promover o potencial criativo dos estudantes, desenvolvendo competências essenciais como pensamento computacional e robótica educacional. Essa integração busca cultivar habilidades cognitivas, preparando os estudantes para futuras escolhas profissionais, enquanto visa gerar resultados práticos para aprimorar o planejamento e adaptação ao Game Design no contexto educacional.
Educação STEAM; Game Design; Ensino Fundamental; Pensamento Computacional; Scratch