5240
Oficina Scratch Game Lab: práticas de Educação STEAM e Desenvolvimento de Jogos no Ensino Fundamental II ;
KATIA MONICA VERDIM EGGERT, DULCE MARCIA CRUZ;
O artigo parte do princípio que o Pensamento Computacional pode ser experimentado em atividades de criação de um Game Design Document (GDD) com estudantes do Ensino Fundamental, através da Linguagem de Programação em Blocos, para a produção de jogos, a partir de uma proposta de Educação STEAM. O texto relata a experiência de aplicação da oficina "Scratch Game Lab", onde 17 estudantes do 7º ano elaboraram um GDD e um protótipo de jogos no Scratch, com o conteúdo de Máquinas Simples, da área de Ciências, em uma escola de Joinville, SC. Os resultados parciais dos jogos produzidos, do formulário produzido pelos estudantes e da roda de conversa de avaliação da oficina, indicam que o GDD para o Ensino Fundamental baseado na Educação STEAM pode contribuir com a aprendizagem de prototipação de programação, a partir da experiência descrita.
Educação STEAM; Pensamento Computacional; Game Design Document; Scratch; Ensino Fundamental