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ENERGIZAÇÃO DE CIRCUITO COM CORRENTE INDUTIVA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFMT: UM TRABALHO DE MONITORIA;
LUIZ C?SAR DE MATIAS ALVES, WALKYRIA KRYSTHIE ARRUDA GON?ALVES MARTINS, NICOLE MARIANE MARTINS DOS SANTOS;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[112] 08.3. Acreditação de cursos
O presente trabalho tem por escopo a apresentação e análise de um projeto desenvolvido no Programa de Monitoria 2023 nas disciplinas de Eletricidade e Magnetismo e Circuitos Elétricos I, ofertadas no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). A partir da implementação do novo Projeto Pedagógico de Curso, tais disciplinas passaram a ter cargas horárias exclusivamente práticas em ambiente de laboratório, o que agregou maior ênfase às atividades experimentais. Com conteúdos que exigem do discente bons conhecimentos em Análise Vetorial, Cálculo Integral e Equações Diferenciais, a tarefa de assimilar fenômenos físicos de difícil visualização torna-se ainda mais complicada. Isso faz com que grande parte dos alunos encontre dificuldades em abstrair os conteúdos ministrados em ambas as componentes curriculares. Nesse sentido, tem havido um esforço por parte dos monitores e professor responsável em desenvolver recursos para serem utilizados em aulas de laboratório com o objetivo de abordar os assuntos tratados sob um ponto de vista menos abstrato, permitindo assim uma análise observativa por parte dos alunos. Com isso, foi concebido um conjunto didático para montagem de experiências, a serem realizadas em ambiente de laboratório, que permitem desde a observação do processo de energização de circuito com corrente indutiva até a análise da interação entre elementos do circuito elétrico. O conjunto didático elaborado permite a montagem do experimento passo a passo e também alteração na configuração e disposição de cada elemento, abrindo espaço para discussões e análise dos resultados de cada alteração na montagem.
Trabalho de Monitoria; Corrente Indutiva; Ensino/Aprendizagem.