5237
ANÁLISE DO PRIMEIRO ANO DO LABCEU - CENTRO DE SISTEMAS E ESPAÇO: PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO;
ITALO PINTO RODRIGUES, ANA CLAUDIA DE ALMEIDA CARDINOT, SAMANTHA GRISOL DA CRUZ NOBRE;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[112] 08.3. Acreditação de cursos
Este estudo investiga a aplicação de metodologias ativas, particularmente a Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL), no ensino de Engenharia no Centro de Sistemas e Espaço do UniFOA (CEU) durante 2023. A abordagem incluiu projetos práticos que permitiram aos estudantes aplicar conceitos teóricos em contextos reais, resultando em maior engajamento, motivação e produção científica, com diversas publicações e apresentações em eventos acadêmicos. Além disso, projetos extracurriculares complementaram a formação tradicional, oferecendo oportunidades para explorar técnicas avançadas e desenvolver competências transversais essenciais. Atividades de extensão, como visitas técnicas e participação em hackathons, reforçaram a conexão entre academia e indústria, preparando os alunos para as demandas do mercado de trabalho. Projetos como o desenvolvimento de uma extrusora de baixo custo para recicladores destacaram o impacto social e ambiental positivo das iniciativas de extensão, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A análise dos dados coletados evidenciou a eficácia das metodologias ativas na formação de profissionais qualificados, promovendo uma sinergia entre teoria e prática. Conclui-se que a experiência do CEU reafirma a importância dessas metodologias e projetos extracurriculares no ensino de engenharia, recomendando sua continuidade e expansão para garantir uma educação dinâmica, inclusiva e alinhada com as demandas contemporâneas, contribuindo para a formação de engenheiros inovadores e responsáveis.
Metodologias ativas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino de Engenharia, Extensão universitária, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável