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PROJETOS COMO UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA: UM OLHAR SOBRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MINEIRAS;
L?LIAN BARROS PEREIRA CAMPOS, LEONARDO TIAGO EVANGELISTA, TALES FILIPE VIEGAS DE SOUZA, CLAUDIA AKEMI IZEKI, VITOR GUILHERME CARNEIRO FIGUEIREDO;
Os projetos têm sido adotados de diversas maneiras como estratégia de aprendizagem ativa (EAA) em cursos de engenharia. Os projetos podem diferir em duração, tamanho da equipe, complexidade da questão motriz, grau de interdisciplinaridade, institucionalidade e outras características. Embora amplamente discutido na literatura e entre professores, este artigo apresenta como projetos têm sido implementados em instituições públicas no estado brasileiro de Minas Gerais. Esta análise constitui a segunda fase do Projeto de Pesquisa Observatório de Inovações no Ensino de Engenharia, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Na primeira fase deste projeto de pesquisa foram analisados os 219 cursos de Engenharia oferecidos por instituições públicas de Minas Gerais. Um dos resultados desta primeira fase foi que projetos correspondiam a 45% das EAA encontradas nas instituições investigadas. Por esse motivo, este artigo revela como os projetos são implementados nesses casos. Esta fase da pesquisa considerou 403 termos relacionados a projetos dos 1.315 termos gerais do ALS extraídos dos documentos das instituições. As instituições de destaque e o número de palavras-chave citadas por elas foram: Universidade Federal de Itajubá (212), Universidade Federal de Uberlândia (65), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (38) e Instituto Federal de Triângulo Mineiro (38). Após análise de conteúdo dos projetos pedagógicos das instituições, ficou evidente que os projetos como estratégia ativa de aprendizagem foram utilizados principalmente de três formas diferentes: como exercícios, como componente de unidade ou como orientação de projetos. Após a análise dos dados, observou-se que 55% dos programas implementaram projetos como componente, 24% implementaram projetos como exercícios e 21% dos programas foram orientados a projetos. Cada modalidade pedagógica tem implicações na forma como ocorre a aprendizagem, o que foi discutido a partir de referências da literatura.
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