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APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PBL EM OPERAÇÕES UNITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO DA SEPARAÇÃO DE ÓLEO-ÁGUA UTILIZANDO HIDROCICLONE EM PLATAFORMAS OFFSHORE DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO;
ROBERTO BENTES DE CARVALHO, MARIA CLARA DE CARVALHO AGUIAR;
O presente trabalho utilizou a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning - PBL) na unidade curricular de Operações Unitárias do curso de graduação em Engenharia Química. As diretrizes curriculares de Engenharia de 2019 incentivam uma formação abrangente que combina competências técnicas e habilidades humanas aos engenheiros em formação. Metodologias ativas, como o PBL, são essenciais para alinhar a educação às demandas do mercado. O problema apresentado para resolução durante o período foi o tratamento de água oleosa produzida na extração de óleo e gás em plataformas offshore. O projeto envolveu várias etapas, desde a identificação da operação unitária que resolve o problema apresentado (hidrociclone) até a elaboração de documentos e desenhos de engenharia, como: tabela de processo; diagrama de blocos; memória de cálculo de balanços de massa preliminar; memória de cálculo do hidrociclone; e folha de dados do hidrociclone. Os resultados incluem o reconhecimento da operação unitária e a especificação do processo de separação óleo-água, o dimensionamento do hidrociclone com base em vazão, tamanho de partículas e eficiência de separação, além da identificação do modelo mais eficiente de hidrociclone. O hidrociclone do tipo Rietma foi o mais adequado, necessitando de vinte e um equipamentos em paralelo para alcançar a eficiência desejada. Conclui-se que houve sucesso na aplicação da metodologia PBL, com a familiarização dos estudantes com documentos de engenharia e processos reais de separação de óleo-água, além do desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas necessárias para os futuros engenheiros.
Hidrociclone, Separação Óleo-água, Aprendizagem Baseada em Projetos, DCNs.