5233
ROBÓTICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO MATEMÁTICO: UMA ANÁLISE SOBRE O INTERESSE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA AS ÁREAS STEM;
L?LIAN BARROS PEREIRA CAMPOS, DAIR JOS? DE OLIVEIRA, MARLI CRISTINA FERREIRA, JOAO PAULO ROQUIM ROMANELLI, ROSA FERREIRA DA SILVA;
As Orientações Curriculares para o Ensino Médio destacam que a qualidade da educação básica é essencial para inclusão e democratização das oportunidades no Brasil, sendo uma tarefa para toda a sociedade. Diante disso, as universidades podem exercer esse papel ao promover atividades de extensão para ampliar conhecimentos e incentivar a formação universitária, especialmente em Engenharia. Faz-se necessário propiciar a interação com estudantes da educação básica e o ambiente universitário com a finalidade de despertar o interesse por carreiras STEM (science, tecnologia, engineering, math). Diante desse contexto, professores da Universidade Federal de Itajubá - campus Theodomiro Santiago criaram o projeto "Robótica Educacional e Pensamento Matemático na Educação Básica", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, para desenvolver habilidades STEM em estudantes do ensino médio em Itabira. Como uma primeira atividade desse projeto, foi feito um levantamento de dados sobre as expectativas e interesses de 101 estudantes das escolas que estão no escopo desse projeto. Os principais resultados desse levantamento foi que o percentual de estudantes que têm alto interesse por matemática, engenharia e ciências é reduzido, sendo 31%, 41% e 47% respectivamente. Em relação ao interesse por desenvolvimento de tecnologia o interesse foi maior com 78% estudantes relatando alto interesse por essa área. Esse artigo apresenta importantes reflexões sobre a população estudantil investigada, sendo uma importante produção para subsidiar as ações de popularização das áreas STEM no Brasil.
STEM, robótica educacional, pesamento matemático