Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5232

IMPACTOS DE UM MINICURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA INGRESSANTES DO ENSINO SUPERIOR;

FREDERICO SILVA FURLANETTO, JEFFERSON DOS SANTOS FILHO, WILSON CARIZZI NETO, ANA MARTA SOUZA;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[110] 08.1. Instrumentos e processos de avaliação

No Brasil, a evasão no ensino superior é um desafio significativo, com quase metade dos estudantes abandonando os cursos antes de concluí-los. As razões para essa evasão são multifacetadas, incluindo fatores econômicos, desajuste entre oferta educativa e expectativas dos jovens, e deficiências na formação básica. A predominância de instituições privadas e a grande concorrência por vagas agravam a situação para muitos estudantes de baixa renda. Além disso, a diferença na qualidade da educação entre escolas públicas e privadas contribui para a desigualdade de oportunidades. O Minicurso de Matemática Básica (MMB) oferecido pelo Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Engenharia Mecânica (PETMEC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem sido uma ferramenta proposta para preparar os novos estudantes, especialmente nas disciplinas de Cálculo. Este estudo avalia a eficácia do MMB, revelando que, embora ele ofereça uma oportunidade importante de reforço em matemática e contribua para a adaptação ao ambiente universitário, ainda enfrenta desafios significativos para atender a todos os participantes de maneira uniforme.

Evasão escolar, ensino superior, matemática básica.
Voltar