Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5227

CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA - MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DO COBENGE DE 2020 a 2023;

LUIZ HENRIQUE ANTONIASSI SANTOS, JO?O VITOR CHOUERI BRANCO, ELOIZA GOMES, JULIANA MARTINS PHILOT;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Este artigo apresenta um mapeamento das produções publicadas nos anais do COBENGE entre 2020 e 2023, com foco na contextualização dos conceitos matemáticos abordados nas disciplinas iniciais dos cursos de Engenharia, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Foram identificados 48 artigos, agrupados em quatro categorias: Retenção e Acolhimento de Alunos Ingressantes, Aplicações da Matemática no Contexto da Engenharia, Desenvolvimento de Softwares com aplicação de Matemática, e Ensino da Matemática utilizando Problemas Contextualizados. A análise concentrou-se nos sete trabalhos da última categoria, que exploram diversos aspectos relacionados ao uso de software, competências matemáticas e específicas da Engenharia, bem como a análise de funções e disfunções cognitivas. Por fim, observaram-se algumas lacunas, especialmente no que diz respeito à apresentação de resultados consistentes sobre seu impacto no desenvolvimento dos estudantes em disciplinas subsequentes.

contextualização, matemática, mapeamento.
Voltar