Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5224

ROBÃ??TICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO MATEMÃ??TICO: UMA ANÃ??LISE SOBRE O INTERESSE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÃ??DIO PARA AS Ã??REAS STEM;

L?LIAN BARROS PEREIRA CAMPOS, DAIR JOS? DE OLIVEIRA, MARLI CRISTINA FERREIRA, JOAO PAULO ROQUIM ROMANELLI, ROSA FERREIRA DA SILVA;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[116] 09.4. Monitorias

As Orienta�§�µes Curriculares para o Ensino M�©dio destacam que a qualidade da educa�§�£o b�¡sica �© essencial para inclus�£o e democratiza�§�£o das oportunidades no Brasil, sendo uma tarefa para toda a sociedade. Diante disso, as universidades podem exercer esse papel ao promover atividades de extens�£o para ampliar conhecimentos e incentivar a forma�§�£o universit�¡ria, especialmente em Engenharia. Faz-se necess�¡rio propiciar a intera�§�£o com estudantes da educa�§�£o b�¡sica e o ambiente universit�¡rio com a finalidade de despertar o interesse por carreiras STEM (science, tecnologia, engineering, math). Diante desse contexto, professores da Universidade Federal de Itajub�¡ - campus Theodomiro Santiago criaram o projeto "Rob�³tica Educacional e Pensamento Matem�¡tico na Educa�§�£o B�¡sica", financiado pela Funda�§�£o de Amparo �  Pesquisa do Estado de Minas Gerais, para desenvolver habilidades STEM em estudantes do ensino m�©dio em Itabira. Como uma primeira atividade desse projeto, foi feito um levantamento de dados sobre as expectativas e interesses de 101 estudantes das escolas que est�£o no escopo desse projeto. Os principais resultados desse levantamento foi que o percentual de estudantes que t�ªm alto interesse por matem�¡tica, engenharia e ci�ªncias �© reduzido, sendo 31%, 41% e 47% respectivamente. Em rela�§�£o ao interesse por desenvolvimento de tecnologia o interesse foi maior com 78% estudantes relatando alto interesse por essa �¡rea. Esse artigo apresenta importantes reflex�µes sobre a popula�§�£o estudantil investigada, sendo uma importante produ�§�£o para subsidiar as a�§�µes de populariza�§�£o das �¡reas STEM no Brasil.

STEM, rob�³tica educacional, pensamento matem�¡tico
Voltar