Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5221

CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA GERAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA;

ALEXANDRE MANOEL DE FARIAS, KALINA CURIE TEN?RIO DO REGO BARROS;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[106] 07.2. Iniciativas de internacionalização

Este documento apresenta a metodologia utilizada no curso de Engenharia Elétrica do IFPE Campus Pesqueira para a implementação de uma disciplina de Didática Geral, de forma a contemplar habilidades técnicas e uma visão humanística e social ao perfil do egresso tornando-o assim, mais abrangente. Embora comum na formação de professores, a didática não é usual nos currículos de engenharia no Brasil, exceto em um programa de pós-graduação na USP. As diretrizes curriculares da engenharia (DCN) destacam a sua importância no desenvolvimento de competências como solução de problemas, comunicação eficaz, trabalho em equipe e formação de novos professores. O componente curricular de Didática Geral no IFPE foi concebido para integrar métodos de ensino eficazes e tecnologias inovadoras, abordando temas como a história da didática, métodos de ensino e aplicação prática na Engenharia Elétrica, utilizando metodologias ativas e ferramentas como 5W2H e SWOT para planejar e implementar suas ações. A disciplina é ministrada por uma pedagoga e um engenheiro, para balancear teoria e prática e o processo avaliativo inclui estudos de caso, seminários, projetos e autoavaliação, preparando os alunos para aplicar didática em diversos contextos profissionais. Como resultados, o artigo aborda a visão do estudante nas atividades e intervenções realizadas no decorre do semestre, onde foi possível observar que os discentes conseguiram desenvolver habilidades humanísticas e técnicas fundamentais para o mundo do trabalho, nas áreas de planejamento, oratória, gestão, formação e docência.

disciplina, didática, currículo, formação, engenharia elétrica.
Voltar