Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5220

ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DO ENSINO DE PROGRAMAÃ?Ã?O BASEADO NO MÃ?TODO PBL;

EMANUELE DUARTE SILVA, ANDR? OLIVEIRA CARVALHO DA SILVA, ELEN PRISCILA DE SOUZA LOBATO, WELLINGTON DA SILVA FONSECA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O Pensamento Computacional, essencial no século XXI, permite que os estudantes desenvolvam habilidades de resolução de problemas. Essas competências podem ser aprimoradas por meio de plataformas online que permitem planejar, executar e aperfeiçoar projetos de forma interativa e visual. Integradas ao Aprendizado Baseado em Projetos (PBL), essas ferramentas tornam a aprendizagem ainda mais eficaz. Neste projeto, utilizou-se o método PBL para ensinar jovens e adolescentes lógica de programação e desenvolver o pensamento computacional. Foi combinada a utilização do Scratch e do Micro:bit/MakeCode em um ambiente de PBL, promovendo um aprendizado ativo, colaborativo e iterativo. Nessa abordagem, os alunos podem experimentar, receber feedback imediato e melhorar continuamente seus projetos. A aplicação dessa metodologia mostrou-se eficaz, proporcionando resultados positivos no ensino de programação e no desenvolvimento do pensamento computacional entre os alunos.

Pensamento computacional, Aprendizagem com base em projetos, Scratch, MakeCode, Algoritmo, Micro:bit.
Voltar