Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5219

DESPERTANDO AS ENGENHEIRAS DO FUTURO DO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR;

TANIA LUNA LAURA, LAYS FERNANDES DE MEDEIROS, DAYZI VALKIRIA LEITE DA SILVA, ISAIAS CUNHA DA COSTA;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[116] 09.4. Monitorias

Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência acerca de um projeto de teor extensionista, "Eletrônica Básica Para Meninas", por meio desta ação pretende-se a promoção da equidade de gênero nos cursos das áreas de STEM, acrônimo do inglês: science, technology, engineering e mathematics (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) de uma forma não impositiva, mas, desmistificando estereótipos e mostrando às estudantes de graduação e de ensino médio de uma escola pública, que seguir uma carreira das áreas de STEM é uma possibilidade real e ao seu alcance, se esta for a sua vocação. O projeto desenvolvido, foi idealizada com o propósito de incentivar meninas de graduação e de ensino médio com pouco ou nenhum conhecimento de eletrônica a desenvolver atividades diversas ligadas à eletrônica básica, como forma de despertar o interesse e a curiosidade por esta área, abrangendo diversas atividades que procuraram potencializar a vocação científica e tecnológica de mulheres jovens. O projeto teve uma duração de doze messes, com participação feminina em grande maioria e executada em duas etapas, num primeiro momento voltado apenas para estudantes de graduação e em um segundo momento foram envolvidas estudantes de ensino médio. A realização de projetos desta natureza nos mostrou a importância da integração Universitária com o Ensino Médio, pois permite uma aproximação com a comunidade em geral e, principalmente, com as Escolas, contribuindo de forma significativa com a BNCC e as novas DCNs dos cursos Engenharia.

empoderamento feminino, vocação, igualdade de gênero
Voltar