Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5216

VISITA TÉCNICA DE ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE BUJARU AOS LABORATÓRIOS DE TECNOLOGIA NA UFPA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ);

GABRIEL GEREMIAS MACHADO BARBOSA, TIAGO BLANCO CAMARAO, LUIZ FELIPE DA SILVA FERREIRA, IANES ARAUJO DIAS, JO?O MANOEL BORGES DE SOUZA, ALEXANDRE SALDANHA DO NASCIMENTO;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[116] 09.4. Monitorias

Este trabalho tem como objetivo expor o procedimento utilizado para realizar uma atividade de extensão na forma de uma visita técnica à Universidade Federal do Pará, com foco nos laboratórios da Faculdade de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, para que os visitantes possam aprender mais sobre o mundo da engenharia, utilizando-o como recurso pedagógico de ensino-aprendizagem. A atividade foi realizada por um grupo de estudantes do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Mecânica - PETMEC - para estudantes da Rede Pública de Ensino do interior da Amazônia. O trabalho visa mostrar os efeitos da visita realizada pelos estudantes em sua formação acadêmica, uma vez que para os alunos da rede pública de ensino não há muito incentivo por parte dos órgãos competentes para que esses alunos sintam o desejo de continuar seus estudos e ingressar em uma universidade. O problema se agrava quando se considera que os alunos em foco são do interior da Amazônia, de uma cidade do interior do Estado do Pará, onde a educação pública e o contexto social no qual estão inseridos fazem com que não sintam a necessidade ou tenham apoio para sair e estudar, o que pode posteriormente retornar à sua comunidade e contribuir para melhorar o contexto em que outros jovens viverão. Os meios para suprir a logística de transporte dos alunos foram parcerias com instituições, como a própria escola visitante - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Mário de Miranda Vilas Boas, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED - e, finalmente, o Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - ITEC, que proporcionou acesso aos laboratórios e ao Restaurante Universitário. Portanto, até o momento, os efeitos da realização da atividade de extensão foram avaliados por meio de um formulário eletrônico aplicado aos alunos visitantes, onde o sucesso da atividade pôde ser concluído, resultando em aspectos positivos que mostram como a visita técnica aos laboratórios das Faculdades de Engenharia Mecânica e Elétrica incentivou os alunos a quererem ingressar na universidade.

atividade de extensão, visita técnica, laboratórios, ensino aprendizagem, Rede Pública de Ensino
Voltar