5215
APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: CONSTRUÇÃO DE MAQUINÁRIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM;
ELIAS ANTUNES DOS SANTOS, MARINEZ CARGNIN-STIELER, SERGIO CAMARGO;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[111] 08.2. ENADE
Este artigo propõe uma reflexão sobre a adoção de metodologias ativas nos cursos de engenharia, considerando seu direcionamento para um mundo mais sustentável e para a formação de indivíduos conscientes e comprometidos com seus propósitos de vida. Questiona-se, se a busca por métodos de aprendizagem ativa visa apenas aprimorar a transmissão de conteúdo ou se estamos verdadeiramente atentos aos processos de construção do conhecimento pelo estudante. Além disso, investiga-se como esse conhecimento é aplicado para alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O estudo apresenta as práticas pedagógicas interdisciplinares com a construção de um equipamento denominado de peneira elétrica rotativa. São compartilhados resultados da pesquisa realizada com acadêmicos do curso de engenharia, evidenciando como os recursos educacionais podem ser otimizados para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. As práticas pedagógicas interdisciplinares emergem como uma estratégia na qual os estudantes assumem o protagonismo em sua própria aprendizagem.
Educação em engenharia; práticas pedagógicas interdisciplinares; Engenharia civil; ODS.
Voltar