5211
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: ESTUDO DE CASO NA ELABORAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO PARA O AGREGADO SIDERÚRGICO DE VOLTA REDONDA;
ITALO PINTO RODRIGUES, SIQUEIRA MARTINS SILVESTRE FILHO, PEDRO HENRIQUE BANDEIRA DE SOUZA, ANA CLAUDIA DE ALMEIDA CARDINOT, SAMANTHA GRISOL DA CRUZ NOBRE;
Este artigo tem como objetivo abordar a questão persistente da deposição de agregado siderúrgico no bairro Brasilândia em Volta Redonda, RJ, que tem representado significativos riscos à saúde pública e ao meio ambiente desde a década de 1970. O problema foi reconhecido por veículos de notícias locais como um perigo à saúde pública, com potenciais ameaças de deslizamentos de terra e contaminação do rio Paraíba do Sul. Apresentados a esta questão real pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), os estudantes foram incumbidos de compreender a situação e desenvolver uma solução viável. A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) aplicada neste contexto incentivou os alunos a explorar soluções inovadoras para problemas ambientais e de saúde pública, aprimorando sua compreensão sobre o impacto do agregado siderúrgico e engajando-os em uma aprendizagem prática além do conteúdo tradicional de sala de aula. O projeto teve como objetivo desenvolver uma metodologia abrangente para reduzir ou eliminar o volume de agregado siderúrgico proveniente do processo de aciaria armazenado em Volta Redonda. O estudo envolveu uma declaração detalhada do problema, análise de stakeholders usando o modelo IDEF0, e a proposta de uma solução que envolveu a reutilização do agregado siderúrgico em blocos de concreto, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O projeto utilizou o Jira Software para gestão de tarefas e equipes, garantindo um processo de trabalho colaborativo e eficiente. Os resultados esperados incluem uma solução economicamente viável e ambientalmente responsável que não só reduz o volume de escória, mas também alivia os riscos associados, como contaminação da água e deslizamentos de terra. Além disso, o projeto demonstra a aplicação prática de conhecimentos multidisciplinares, contribuindo para o desenvolvimento técnico, crítico e sustentável dos estudantes envolvidos.
Agregado Siderúrgico, Aprendizagem Baseada em Projeto, Sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Engenharia