Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5209

DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO PARA ESTUDO DE LIMITE E INTEGRAL UTILIZANDO A SOMA DE RIEMANN;

IGOR FORCELLI SILVA, ANTONIO MARCOS VILA NOVA, ADELSON ATAIDE DOS SANTOS NETO, CAIO CUNHA REGO DE OLIVEIRA, ARTHUR BERNARDO BARBOSA, SUZETE ?LIDA N?BREGA CORREIA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O cálculo diferencial e integral é uma ferramenta matemática de estudo indispensável nos cursos de exatas, assim como nos cursos de engenharia, onde diversas disciplinas subsequentes têm o cálculo como pré-requisito. Por possuir elevado índice de reprovação, que por consequência contribui para o aumento da evasão dos alunos, foi proposto neste trabalho métodos para minimizar tal problemática. A ferramenta desenvolvida consiste em uma abordagem inversa à convencional, apresentando inicialmente a ideia fundamental de limite e integral de uma função, sem se preocupar inicialmente com teoremas e formalidades matemáticas. Com isso, é possível focar em demonstrações palpáveis e interativas dos conceitos, aumentando o estímulo e a fixação do conteúdo por parte dos alunos. Como resultado constatou-se a viabilidade do kit didático, uma vez que os materiais utilizados na confecção são facilmente encontrados e possuírem um custo bastante acessível. Ademais, uma vez confeccionado, o kit dispensa a necessidade de softwares, computadores, internet, retroprojetores, entre outros meios de apresentação; podendo ser utilizado, também, em circunstâncias de menor recurso.

Cálculo diferencial e integral. Ferramenta metodológica de ensino. Kit didático. Métodos de ensino. Matemática.
Voltar