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UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS INTEGRANDO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA E FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM UM ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA;
ROSIANE RIBEIRO ROCHA, RICHARD JUNIOR MANUEL GODINEZ TELLO, RAFAEL ERICK AZEVEDO SANTOS;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[110] 08.1. Instrumentos e processos de avaliação
A Engenharia de Controle e Automação integra tecnologias para otimizar processos industriais e robóticos, desempenhando um papel crucial na modernização de diversos setores. O envolvimento precoce dos alunos é essencial para seu sucesso, uma vez que enfrentam desafios como adaptação e complexidade técnica. Estratégias práticas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) são fundamentais, conforme evidenciado por iniciativas que utilizam robôs seguidores de linha para aplicar conceitos teóricos. Projetos e competições de robótica demonstram a eficácia dessa abordagem, promovendo o engajamento e habilidades práticas desde o início do curso. Este trabalho propõe integrar princípios básicos de matemática e física com robôs seguidores de linha para engajar novos alunos de Engenharia de Controle e Automação, visando uma experiência de aprendizado mais significativa e eficaz.
Engenharia de Controle e Automação, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Robôs Seguidor de Linha, Engajamento dos Alunos, Desenvolvimento de Habilidades Práticas