Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5201

PROPOSTA DE DISCIPLINA E BANCADA DIDÁTICA PARA PROJETOS DE TRANSFORMADORES NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO;

MARCILIO ANDRE FELIX FEITOSA, GUSTAVO OLIVEIRA CAVALCANTI, CL?UDIO ANDR? ROCHA ALVARES DE OLIVEIRA, MEIVE TAVARES DOS SANTOS;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[106] 07.2. Iniciativas de internacionalização

O artigo propõe alterações nas ementas de algumas das disciplinas que tratam do assunto transformadores, ou a adição de uma nova disciplina eletiva ao currículo dos cursos de Engenharia Elétrica na Escola Politécnica de Pernambuco. É sugerido a criação de uma bancada em um laboratório já existente, dedicada ao projeto e dimensionamento de transformadores e indutores. A implementação desta bancada, mesmo com um investimento relativamente reduzido, serviria ao propósito de preencher a lacuna existente na formação prática dos estudantes, com uma aplicação didática para as disciplinas relacionadas. A bancada pode também ser utilizada como suporte para pesquisas, tanto na graduação como nas pós-graduações, além de em projetos P&D+I. Este trabalho busca sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a necessidade de investimentos em infraestrutura laboratorial. Além disso, são discutidos tópicos sobre os materiais necessários para a construção da bancada, os parâmetros de montagem e projeto de transformadores (com núcleos de materiais diversos como Ferro, Ferrite, entre outros), as diversas aplicações dos transformadores e indutores, com destaque a circuitos que operam em alta velocidade de chaveamento, e a transmissores e receptores de radiofrequência (RF) e as especificidades a serem respeitadas no projeto de componentes para tais aplicações. Essas questões destacam a importância deste tópico para as disciplinas de um curso de engenharia elétrica. A falta de laboratórios especializados e aulas práticas adequadas é um problema comum em várias universidades, e isso impacta negativamente na qualidade do ensino e no desenvolvimento profissional dos alunos. As aulas práticas são essenciais para o desenvolvimento de habilidades, mas são frequentemente limitadas devido a restrições de infraestrutura e orçamento. A implementação de um laboratório bem equipado e a inclusão de conteúdos práticos nas disciplinas existentes (ou em uma nova disciplina) eleva a qualidade da formação dos engenheiros. O investimento necessário para a criação do laboratório representa uma pequena fração dos investimentos feitos pelo governo na instituição. Além disso, esse projeto pode ser financiado através de editais de apoio à inovação pedagógica. A proposta visa não só melhorar a formação dos alunos, mas também fomentar a pesquisa e a inovação na área de energia elétrica.

Projeto de Transformadores e Indutores, Atualização do Projeto Pedagógico, Laboratório Didático, Educação em Engenharia
Voltar