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O uso das plataformas de Inteligência Artificial Generativa em Disciplinas de Engenharia Estrutural;
ELVIDIO GAVASSONI NETO, CAU? LOPES DO NASCIMENTO, GUILHERME FABRI FARINHAQUE, GUILHERME SZELEMEI SANTIAGO, MARIENNE DO ROCIO DE MELLO MARON DA COSTA, BERNARDO VERAN MARON;
A disseminação de plataformas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, traz uma série de questões ao processo de ensino e aprendizado no ensino superior. Essas questões surgem devido ao crescente número de estudantes que afirmam utilizar tais plataformas em seu processo de aprendizagem, porém sem compreender completamente seu funcionamento, limitações e a ética adequada de seu uso em suas futuras práticas profissionais. Como essas plataformas ainda são relativamente recentes, há poucos estudos que demonstram os impactos no ensino superior, especialmente no ensino de disciplinas relacionadas à análise estrutural nos cursos de Engenharia Civil. Este estudo se insere nesse contexto e tem como objetivo investigar o uso, a familiaridade e os impactos no processo de aprendizado de conceitos de análise estrutural por estudantes de graduação em Engenharia Civil. O estudo é baseado na aplicação de um formulário de pesquisa online, que apresenta exemplos do uso dessas ferramentas nas práticas de ensino e aprendizado dos alunos. A pesquisa realizada com alunos de diferentes anos do curso mostra que a maioria afirma estar familiarizada com tais ferramentas e utilizá-las em atividades relacionadas ao processo de aprendizado do curso. Os alunos também relataram perceber impactos positivos do uso dessa tecnologia na aprendizagem e identificaram as principais fontes de preocupação decorrentes desse uso: plágio, dependência excessiva e credibilidade dos resultados obtidos. Os exemplos do uso das plataformas disponíveis para os alunos demonstram que há um potencial benéfico no processo de aprendizado, mas há uma grande dependência do pensamento crítico dos alunos, tanto para fazer perguntas adequadas quanto para analisar os resultados obtidos. Esses resultados indicam que os professores têm um papel importante como tutores, revisores e assistentes no uso dessas plataformas, quando aplicadas ao aprendizado de conceitos de análise estrutural.
ChatGPT, Engenharia Civil, LLMs