Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5197

COMPARAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE PRODUÇÃO PUXADO E EMPURRADO POR MEIO DA MONTAGEM DE CUBO SONOBE;

JULIANA GUARDA DE ALBUQUERQUE, AMANDA PHILIPPI, BRUNO JOS? DA SILVA, CAMILA LINHARES PACHECO, FELIPE CARDOSO SCOTTI, J?LIA CIPRIANO MARTINS, JULIANE CRISTINA DE BARROS ROZAS;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

A busca por metodologias mais produtivas sempre foi um alvo, visando minimizar gastos e aperfeiçoar o lucro dentro de qualquer linha de produção, e a implantação de novas metodologias, por muitas vezes, é realizada a partir do processo pedagógico durante a formação do profissional responsável. Como ferramenta de apoio, podem ser utilizados jogos e simulações, principalmente devido a escala utilizada, a qual não requer recursos consideráveis e pode ser aplicada em pequeno espaço físico. O presente trabalho apresenta um método pedagógico ativo utilizado com vistas a contribuir para a aprendizagem dos alunos sobre o tema processos de produção. A simulação consiste em analisar, por meio da montagem de cubos sonobe, dois sistemas de produção: sistema puxado e sistema empurrado e demonstrar a percepção dos estudantes sobre tais processos. Como conclusões, fica evidente que o método de produção puxado é mais eficiente, gera menos desperdícios e tem menor custo de armazenamento de estoque, por exemplo. Entretanto, para o experimento deste artigo, o modelo de produção empurrada obteve o produto final mais rapidamente, por ter disponível matéria prima para iniciar o processo de montagem do cubo. Porém, caso houvesse módulos com defeito, o montador demoraria mais para identificar o erro, acarretando em prejuízos de tempo e recursos. No modo de produção empurrada, foi colocado propositalmente módulos de sonobe que não encaixavam perfeitamente, para que ficasse notória a rapidez da identificação e posterior informe do erro ao setor anterior, a fim de corrigir o processo e alcançar qualidade superior no produto final. O uso de módulos sonobe montados incorretamente deixou evidente a necessidade e importância de um setor de qualidade, que permite a identificação de erros durante o processo produtivo. Vários conhecimentos e a comparação entre situações adversas de trabalho são viabilizados pelo jogo mesmo dentro de suas limitações.

Sistemas de Produção. Dinâmica em Grupo. Processos Produtivos. Simulação de Produtividade. Jogos Didáticos
Voltar