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Artigo


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COMPETÊNCIAS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFSCar;

MARGOT FABIANA PEREIRA MILANI, ALEX SANDER CLEMENTE DE SOUZA, CALI LAGUNA ACHON, CRISTIANE BUENO, DENISE BALESTRERO MENEZES, ?RICO MASIERO, FERNANDA GIANNOTTI DA SILVA FERREIRA, FERNANDO HIDEKI HIROSUE, GABRIEL DIBBERN SACCHI, MARCELO DE CASTRO TAKEDA, TERESINHA DE JESUS BONUCCELLI;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[107] 07.3. Formação docente continuada

A educação baseada em competências propõe uma abordagem educacional que contrasta com o modelo tradicional (focado na memorização do conteúdo e no papel do professor), visando fazer do aluno o protagonista do processo de aprendizagem. Procura desenvolver não só conhecimento técnico, mas também competências pessoais e interpessoais, abrangendo atitudes, habilidades e conhecimentos. No Brasil, a discussão sobre educação baseada em competências ganhou destaque com resoluções que estabelecem novas diretrizes curriculares para cursos técnicos e ensino superior em áreas como Engenharia e Arquitetura. Com esse processo em mente, definindo competências para o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do São Carlos (UFSCar), Brasil, envolveu aquisição de conhecimento, revisão de literatura, análise de regulamentações e discussões de especialistas. As competências foram organizadas em técnicas, dimensões interpessoais e pessoais e, posteriormente, em competências gerais e específicas. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da UFSCar enfatiza a necessidade por métodos de ensino mais inovadores e formação de professores para promover o pleno desenvolvimento de competências. No entanto, existem desafios a enfrentar, como a integração do ciclo básico disciplinas e implementação de novas metodologias de ensino.

Educação baseada em competências. Engenharia Civil. UFSCar. Engenharia Educação
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