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AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA FOCCO NA REDUÇÃO DO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO EM DISCIPLINAS DE CÁLCULO II NA ENGENHARIA CIVIL DA UNEMAT, TANGARÁ DA SERRA-MT;

ARTHUR DIERINGS MARINI, MARINEZ CARGNIN-STIELER, MARCUS VIN?CIUS ARA?JO DAMASCENO;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O curso de engenharia civil, como muitos outros, enfrenta um grande problema quanto ao grau de dificuldade de algumas de suas disciplinas, levando muitos estudantes a serem reprovados inúmeras vezes ao longo da vida acadêmica e, consequentemente, em alguns casos, a desistirem de concluir a graduação. Esse problema acaba reduzindo consideravelmente o número de pessoas que completam o ensino superior no país, que já não possui valores satisfatórios atualmente. Por conta disso, em 2012 foi instituído o programa FOCCO na UNEMAT, que utiliza o método de aprendizagem cooperativa para obter um melhor desempenho dos estudantes de todos os cursos. Este artigo utilizou uma comparação quantitativa entre dados de quatro turmas de Cálculo Diferencial e Integral II do curso de engenharia civil em Tangará da Serra, formadas em 2022 e 2023, onde em uma não houve encontros destinados à disciplina, enquanto nas outras três os encontros já estavam em funcionamento. A partir deste estudo, foi possível sugerir que a presença do FOCCO traz resultados positivos em relação ao desempenho de seus participantes em vários aspectos, como notas, presença, participação nas aulas e aprovação final, apesar do curto período de existência dos encontros. No entanto, também é necessário que os estudantes busquem participar dos encontros e se comprometam com o aprendizado das disciplinas para que os bons resultados possam ser alcançados.

Aprendizagem Cooperativa; Cálculo; Engenharia Civil, Universidade
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