Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5187

DESENVOLVENDO A MENTALIDADE EMPREENDEDORA EM ALUNOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA COM FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL;

REGIS PASINI, RODRIGO CUTRI, M?RIO GON?ALVES GARCIA J?NIOR, ROG?RIO MARTINS AZEVEDO;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

O estudo investiga o desenvolvimento da mentalidade empreendedora em alunos de Engenharia e Arquitetura por meio do uso de ferramentas de inteligência artificial (IA). Historicamente, o ensino de engenharia não incluía a formação de uma cultura empreendedora, limitando a capacidade dos engenheiros de transformar problemas em oportunidades de inovação. A disciplina "Projeto Integrado em Inteligência Artificial - Do Conceito à Construção de Soluções" foi introduzida na Faculdade de Engenharia do Centro Universitário Fundação Santo André para alinhar o desenvolvimento dessa mentalidade com o uso de IA. A disciplina combina aulas teóricas e práticas, utilizando metodologias ativas como a aprendizagem baseada em projetos. Ferramentas como o ChatGPT e o Gemini são usadas para suporte, orientação e mentoreamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos. A abordagem prática e interativa proporciona aos estudantes uma imersão profunda nos conceitos e ferramentas de IA incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os resultados, obtidos a partir de questionários aplicados aos alunos, mostram que a disciplina ampliou a compreensão e o interesse dos estudantes pela IA e pelo empreendedorismo. A maioria dos alunos relatou que se sente mais preparada para usar ferramentas de IA e aplicar soluções inovadoras em novos negócios. A disciplina também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise de dados e comunicação. Concluímos que o ensino da mentalidade empreendedora, aliado ao uso de inteligência artificial, é essencial para formar profissionais aptos a enfrentar os desafios do século XXI.

Inteligência artificial na educação em engenharia, Educação em engenharia, Mentalidade empreendedora, Inteligência artificial.
Voltar