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GERADOR DE SINAIS DIDÁTICO - PARTE 2 - UTILIZAÇÃO;
DANIEL DE ALMEIDA FERNANDES, NAT?LIA DE CARVALHO CORR?A, MATHEUS DO SACRAMENTO CONSTANTINO;
As disciplinas de circuitos elétricos de cursos de graduação em engenharia elétrica normalmente são desenvolvidas através de aulas teóricas expositivas dialogadas. Esse método tradicional de ensino não é muito apreciado por uma parte dos discentes, enquanto há muitos deles que apresentam lacunas de conhecimento importantes ao ingressarem no ensino superior. As metodologias ativas e recursos tecnológicos como softwares simuladores são ferramentas eficazes para mitigar os desafios enfrentados pelos discentes desses cursos, porém só até certo ponto, dado que os discentes a cada dia põem menos a "mão na massa", tanto pela insuficiente exposição à prática durante a graduação quanto por falta de iniciativa própria. Por outro lado, problemas de engenharia são desafiadores porque exigem tipicamente, além do domínio de teorias físicas e matemáticas complicadas e de ferramentas computacionais, também diversos conhecimentos práticos de outras áreas do conhecimento, associados à implementação das soluções obtidas primeiro com o auxílio dos softwares. Este trabalho apresenta algumas sugestões de utilização de um gerador de sinais didático, seguro e de baixo custo, proposto para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem em cursos de graduação em engenharia na área da eletricidade. O gerador de sinais foi apresentado em um artigo anterior a este. Ele foi pensado para ser utilizado durante as aulas teóricas, para enriquecê-las com demonstrações e experimentos práticos envolvendo geradores de tensão independentes ou não vinculados. Ele também permite explorar alguns conceitos matemáticos fundamentais à formação nesses cursos de graduação.
Arduino; Circuitos elétricos; Circuitos eletrônicos; Engenharia elétrica; Gerador de sinais; Meio de ensino/aprendizagem