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PROGRAMA DE ACOLHIMENTO: O CASO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFSCAR;
MARCELO DE CASTRO TAKEDA, MARGOT FABIANA PEREIRA MILANI, FERNANDO HIDEKI HIROSUE, MARCELO MONARI, CALI LAGUNA ACHON, GABRIEL DIBBERN SACCHI, DENISE BALESTRERO MENEZES, DIEGO DE OLIVEIRA MARTINS, CRISTIANE BUENO, TERESINHA DE JESUS BONUCCELLI, MARIA CLARA FAVA, FERNANDO MENEZES DE ALMEIDA FILHO;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[110] 08.1. Instrumentos e processos de avaliação
O ingresso no ensino superior pode ser um desafio para os novos estudantes devido às mudanças na abordagem da aprendizagem, à adaptação à vida universitária e à falta de apoio. O apoio é essencial para promover uma jornada acadêmica produtiva e prevenir a evasão, conforme destacado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de engenharia. Esses programas devem incluir ações de apoio e nivelamento para atender às necessidades específicas dos alunos desde o ingresso até a conclusão do curso. Este artigo apresenta o Programa "Acolhe Civil" do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que tem como objetivo a integração de calouros por meio de encontros presenciais e atividades em grupo. Criar um ambiente inclusivo e colaborativo onde os alunos se sintam valorizados e apoiados é crucial para o sucesso acadêmico e pessoal. Os programas de acolhimento, nivelamento e acompanhamento devem ser contínuos e adaptáveis, envolvendo diferentes atores da comunidade acadêmica. Estas iniciativas não só auxiliam na adaptação dos estudantes ao ensino superior, mas também contribuem para uma experiência universitária saudável e produtiva, fortalecendo o sentimento de pertencimento e construindo vínculos dentro da instituição.
Acolhimento; Acolhe Civil; Engenharia Civil; DCN
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