Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5179

APLICAÇÃO DE PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM UM CURSO DE ENGENHARIA FÍSICA POR MEIO DO PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA CATAPULTA;

KATIA CRISTIANE GANDOLPHO CANDIOTO, GRAZIELA ZAMPONI;
Faltando

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Este trabalho relata um estudo de caso que focaliza a aplicação de proposta interdisciplinar em um curso de Engenharia Física por meio do planejamento e construção de uma catapulta. A proposta articulou conceitos e procedimentos de campos de formação básica - física, expressão gráfica e comunicação acadêmico-científica por meio de pedagogia colaborativa entre as disciplinas Desenho Técnico Assistido por Computador e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Os alunos construíram uma catapulta a partir da elaboração de um projeto de pesquisa, que incluiu desenhos técnicos em 2D e 3D em CAD (FreeCAD). Após a montagem, as catapultas foram submetidas a testes de lançamento do projétil para a coleta e interpretação dos dados, tomando-se como parâmetro a maior distância alcançada. Finalmente, os alunos redigiram um artigo e apresentaram, em evento coletivo, três lançamentos para definir o objeto que lançava o projétil mais distante. A iniciativa mostrou que o aprendizado pode ser mais bem absorvido a partir de situação experienciada e que projetos de engenharia, que propõem uma situação-problema simples, podem ser usados para o desenvolvimento de proposta interdisciplinar. Ela também se mostrou adequada para o desenvolvimento de habilidades requeridas para formação de um engenheiro, mas requer um oferecimento inserido dentro do plano pedagógico do curso para que possa haver planejamento e dedicação mais efetiva.

projeto interdisciplinar, princípios físicos, lançamento de projétil, expressão gráfica e verbal.
Voltar