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APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: AVALIAÇÃO DE IMPACTO E EFICÁCIA;

MARCUS VIN?CIUS ARA?JO DAMASCENO, DIEGO GON�ALVES BARBOSA, MARINEZ CARGNIN-STIELER, S?ZAN GRAZIELLE BENETTI DE P?DUA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O presente trabalho tem como objetivo analisar quantitativamente a importância e eficácia do Programa de Célula Cooperativa - FOCCO dentro da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no Campus de Tangará da Serra - MT. A pesquisa foi realizada dentro da aplicação do programa, ou seja, na célula cooperativa formada pelos acadêmicos. A célula escolhida foi na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I no curso de Engenharia Civil, caracterizada pelos estudantes como uma das mais difíceis do currículo, com alta taxa de reprovações. Os dados são de duas turmas, de dois semestres acadêmicos diferentes, 2022/1 e 2022/2, formadas pelo mesmo articulador do programa, sendo analisadas e demonstradas separadamente. O grupo de estudo cooperativo de 2022/1 teve um percentual interno de 55% de aprovação na disciplina, valor significativo considerando a alta taxa de reprovação da disciplina e por ser o primeiro semestre após a pandemia, que levou a várias adaptações e dificuldades entre os acadêmicos, tanto para veteranos que vieram de um longo período remoto na universidade, quanto para calouros que também vieram de um ensino médio à distância. Já a célula formada em 2022/2 teve uma taxa de aprovação de 90,91% entre os membros. Assim, os resultados sugerem que a metodologia de aprendizagem cooperativa desempenha um papel relevante na aprovação dos acadêmicos na disciplina analisada.

Aprendizagem Cooperativa; Cálculo Diferencial e Integral I; FOCCO
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