5176
PARA ALÉM DOS NÚMEROS: REFLEXÕES ACERCA DO PRODUTIVISMO CIENTÍFICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO;
IURY CARVALHO FAGUNDES, LAURA FAZOLATTO FERREIRA;
O presente trabalho examina as implicações do produtivismo científico na da curricularização da extensão nas universidades brasileiras, contextualizando esses temas dentro do debate sobre a tríade acadêmica composta por ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente, são exploradas as definições e os efeitos do produtivismo científico, destacando-se sua influência na priorização da pesquisa em detrimento do ensino e da extensão. Em seguida, são discutidos os desafios enfrentados na implementação da curricularização da extensão, especialmente diante de um corpo docente predominantemente voltado para a pesquisa. Questões como sobrecarga de trabalho, adequação dos projetos de extensão às demandas sociais e a necessidade de repensar as diretrizes acadêmicas para promover um equilíbrio saudável entre ensino, pesquisa e extensão são levantadas. Por fim, são sugeridas reflexões sobre a importância de uma verdadeira integração entre esses elementos para contribuir efetivamente para o desenvolvimento social e a promoção da cidadania.
tríade acadêmica, produtivismo acadêmico, modelo CAPES de avaliação, publicação