5174
Desenvolvimento de vínculo institucional com egressos de Engenharia Química na Universidade Federal de Minas Gerais;
TA?S RESENDE COSTA, LAURA LUISA COELHO CASTRO, DANIEL BASTOS DE REZENDE, JULIO C?ZAR BALARINI, ARTHUR ROCHA PALMEIRA;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[110] 08.1. Instrumentos e processos de avaliação
O ambiente educacional está passando por diversas transformações e a educação tradicional centrada no conteúdo está gradualmente cedendo lugar a abordagens mais dinâmicas e engajadoras, que priorizam o desenvolvimento de habilidades e competências. Nesse contexto, também surge a discussão sobre o acompanhamento dos egressos e como explorar melhor a relação entre universidade e ex-alunos, estabelecendo vínculos mais profundos que apenas o acompanhamento para analisar a empregabilidade, a percepção das habilidades demandadas pelo mercado, o perfil socioeconômico e a para avaliação e planejamento dos cursos de graduação.
Diante disso, este trabalho apresenta um relato das atividades conduzidas por uma associação de estudantes e egressos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conhecida como Fórum de Engenharia Química Odette Vieira Gonçalves de Souza (SemprEQ). O objetivo principal dessas atividades é estabelecer uma conexão significativa com os ex-alunos. As práticas incluem a participação ativa dos ex-alunos em mesas-redondas, a redação de relatos e a implementação de um programa de mentoria, além da criação de um banco de dados para acompanhar o progresso desses indivíduos. Essas iniciativas promovem um ambiente de aprendizado contínuo e colaborativo, onde a troca de experiências entre diferentes gerações se torna uma fonte valiosa de conhecimento e crescimento para toda a comunidade acadêmica. Ao reforçar esses laços, as Instituições de Ensino Superior podem assegurar uma formação de qualidade superior e preparar seus alunos de maneira mais eficaz para os desafios do mundo profissional.
Acompanhamento de estudantes, Educação, Engenharia, Relacionamento com ex-alunos, Desenvolvimento de habilidades.