5172
PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NO TRÂNSITO;
OLIVIA ROSA GOMES, CRISTIANO GOMES CASAGRANDE, ANA CAROLINA LACORTE DE ASSIS, GEOVANI GENOVEZ SOUZA, KAMILA MACHADO, LIZIE FROEDER NEVES, SHEILA ELISANGELA MENINI;
O ensino de Engenharia enfrenta desafios com a rápida transformação do paradigma educacional. À Luz das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a formação de futuros engenheiros agora exige a combinação de conhecimento teórico com habilidades práticas e comportamentais, como liderança, comunicação eficaz, trabalho em equipe e inteligência emocional. Dito isso, O artigo propõe um projeto de extensão para desenvolver essas competências em estudantes de Engenharia, focado na educação para o trânsito, especialmente na mitigação de acidentes. Inspirado no Projeto TEST, ele propõe ações educativas no trânsito para a comunidade escolar de Juiz de Fora. A Escola Municipal Santana Itatiaia, localizada dentro do campus da UFJF, foi escolhida como piloto devido à sua acessibilidade e relevância para o trânsito local. Levando isso em conta, o projeto será implementado em nove módulos, incluindo diagnósticos de campo, proposição de intervenções no trajeto escolar, elaboração de planos de atividades educativas e criação de materiais didáticos. Este processo visa desenvolver tanto hard skills quanto soft skills nos alunos de Engenharia. Ademais, o cronograma detalha as atividades e prazos, abrangendo reuniões com a comunidade escolar, diagnósticos locais e aplicação de atividades educativas. Portanto, o objetivo é fornecer aos estudantes de Engenharia oportunidades práticas que complementem sua formação teórica, preparando-os melhor para o mercado de trabalho, além de a interação com alunos da educação infantil e fundamental promove a troca de conhecimentos e a formação de uma rede de multiplicadores de educação no trânsito. Assim sendo, o estudo destaca a importância de aprofundar pesquisas na área e demonstra o impacto positivo da educação no trânsito na sociedade, promovendo uma cidade mais segura e consciente.
hard skills, soft skills, formação, extensão universitária, educação infantil