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DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ALUNOS DE ENGENHARIA: ESTUDO DE EMPRESAS JUNIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS;
LUCAS SANTOS CANDIDO, CHRISTIAN ANTUANNY DE MELO BARBOSA, ESDRAS JONATHAN HONORATO COSTA, LYLIA GAMA MARTINS;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[112] 08.3. Acreditação de cursos
O artigo analisa o impacto das empresas juniores (EJs) na formação de alunos de Engenharia, destacando a importância do desenvolvimento de competências práticas e interpessoais. Os conceitos teóricos abordam a complementaridade das EJs à formação acadêmica, promovendo habilidades além do currículo tradicional. A metodologia descritiva e quantitativa utilizou pesquisa em campo para coletar dados sobre o impacto do movimento empresa júnior (MEJ) no desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes. Os resultados indicaram que as EJs contribuem significativamente para o aprendizado teórico, o crescimento acadêmico e o desenvolvimento de competências profissionais dos alunos de Engenharia. Esses achados ressaltam a importância destas associações civis na preparação dos discentes para os desafios do mercado de trabalho, fortalecendo suas habilidades e competências essenciais.
Empresa Júnior, Movimento Empresa Júnior, Engenharia, Formação Acadêmica