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Artigo


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O uso da gamificação para o ensino da ferramenta de planejamento da linha de balanço;

CECILIA CARNIELLO CORREA, SHEYLA MARA BAPTISTA SERRA, ITAMAR APARECIDO LORENZON;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Com a globalização, o nível de exigência dos clientes da Indústria da Construção tornou-se maior, levando os profissionais a buscarem alternativas para alcançar a melhoria contínua dos processos, como a adoção da mentalidade enxuta. Contudo, esta mudança enfrenta barreiras na sua implementação, principalmente devido à necessidade de maior conhecimento dos profissionais sobre os princípios e ferramentas da construção enxuta. Esta falta de conhecimentos especializados é frequentemente atribuída à cobertura limitada do tema nas universidades. Nesse contexto, a gamificação pode auxiliar na educação, aumentando o interesse e facilitando a retenção do aprendizado. Apoiando essa perspectiva, este artigo realiza um experimento com estudantes de graduação em Engenharia Civil de uma universidade federal para confirmar a hipótese de que o conhecimento da ferramenta Linha de Balanço pode ser facilitado com o auxílio de jogos lúdicos em comparação aos métodos tradicionais de ensino. O desenvolvimento da pesquisa seguiu um procedimento formalizado de avaliação da aprendizagem e utilizou questionários para medir os níveis de conhecimento sobre a ferramenta antes e depois da intervenção. Depois de realizar o experimento e analisar seus resultados, observou-se que o uso da gamificação leva a níveis de aprendizagem relativamente mais elevados em comparação com o uso apenas do ensino tradicional baseado em palestras.

Linha de Balanço; Planejamento de obras; Construção enxuta; Gamificação; Construção Civil.
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