Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5164

A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO INTEGRADO PARA O LEVANTAMENTO DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DO PROJECT BASED LEARNING EM PROJETOS DE ENGENHARIA;

Octavio Mattasoglio Neto, Gabriel Chicchi Grunspan;
Faltando

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[114] 09.2. Empresas Júniores

Nos últimos tempos, o ensino de engenharia nas universidades tem adotado cada vez mais metodologias ativas de aprendizagem. Dentre essas metodologias, a Project Based Learning (PBL) se destaca pela ênfase em projetos do mundo real aplicados em salas de aula não tradicionais. À medida que a sua utilização continua a crescer, surgiu a necessidade de analisar a aceitação do PBL com base numa referência científica, desta forma, o Modelo de Mudança Conceitual, foi o modelo escolhido. Em uma instituição que oferece diferentes programas de engenharia, os PAEs (Projetos e Atividades Especiais) são projetos que os alunos selecionam com base em seus interesses, empregando o PBL como abordagem de aprendizagem. Este estudo tem como objetivo desenvolver um instrumento abrangente de avaliação do PBL utilizado em PAEs, com foco na percepção dos professores sobre essa metodologia no contexto dessa instituição. É importante notar que este trabalho se baseia em quatro estudos anteriores, cada um examinando uma etapa separada do Modelo de Mudança Conceitual que permitiu construir o Modelo de Mudança de Estratégia de Ensino. Diferentemente desses estudos, este artigo visa consolidar todas as quatro etapas do MMC em um único processo de coleta de dados. Para atingir este objetivo, foi realizada uma revisão completa da literatura, abrangendo PBL, MMC e os resultados dos estudos anteriores. A abordagem proposta envolve a criação de um questionário para reunir insights e perspectivas, construindo assim uma visão abrangente do PBL dentro da estrutura do PAE.

Project Based Learning. Instrumento de avaliação único. Modelo de mudança de estratégia de ensino. Treinamento de professores. Modelo de mudança conceitual.
Voltar