5162
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA EM PYTHON POR ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA;
HENRY EMANUEL LEAL CAGNINI, SUZIANE BOPP ANTONELLO;
Este trabalho discorre sobre uma proposta metodológica de desenvolvimento de um software educativo, escrito em linguagem de programação Python, que foi produzido por um grupo de alunos do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do COLÉGIO. Adotando-se uma atitude interdisciplinar, procurou-se realizar o diálogo entre duas disciplinas do curso: Matemática e Desenvolvimento de Sistemas para a Internet, integrando os conhecimentos adquiridos entre uma disciplina da área básica com outra da área técnica do curso. O desenvolvimento do software foi adotado como metodologia de ensino de Matemática para que os alunos pudessem aplicar e compreender os conhecimentos de Geometria Analítica. Essa metodologia é embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. Foi realizado um experimento com 50 alunos de Ensino Médio de três cursos técnicos integrados, que consistiu em (i) colher opiniões sobre o manuseio de tecnologias e familiaridade com a disciplina de Matemática, a partir da aplicação de dois questionários, e (ii) mensurar objetivamente os conhecimentos sobre Geometria Analítica adquiridos após a utilização do software, aplicando-se dois testes. Foi constatado que o software educativo promoveu positivamente a compreensão dos alunos acerca dos conceitos abordados. Os alunos também reportaram boas impressões sobre a ferramenta. Metodologias que aliam teoria e prática apresentam-se mais atrativas para os alunos e podem contribuir para que a aprendizagem seja significativa. O software está disponível para download em link para repositório.
técnico integrado ao ensino médio, matemática, geometria analítica, programação em Python, web