Este artigo investiga a aplicação de metodologias ativas de ensino no contexto da educação em estatística, destacando o uso de ferramentas tecnológicas avançadas, como o ChatGPT. A capacidade de gerar dados customizados por meio do ChatGPT é explorada, proporcionando um recurso valioso para simulações estatísticas e experimentos pedagógicos. O método proposto é dividido em três etapas: interação com o ChatGPT para obtenção de dados, preparação e organização dos dados, e modelagem estatística. A interação com o ChatGPT é detalhada, demonstrando como comandos específicos podem ser utilizados para gerar conjuntos de dados adaptados às necessidades dos alunos. A modelagem estatística inclui o uso de distribuições como a Weibull para analisar a variabilidade e a incerteza dos dados. Um estudo de caso ilustra a aplicação prática do método, confirmando a eficácia da ferramenta em apoiar o ensino de estatística. Os resultados mostram que a integração de IA e metodologias ativas pode transformar o ensino de disciplinas quantitativas, promovendo uma aprendizagem mais envolvente e contextualizada.
Ciência de Dados, Inteligência Artificial, ChatGPT, Aprendizagem Personalizada, Modelagem Estatística